10/09/2013

Roverandom: Existe Tolkien fora da Terra Média

Olá tripulantes! Como estão?

Para iniciar este post vou propor um exercício mental: Pense em Tolkien. Pensou? Agora pense em um lugar. Aposto que o lugar que apareceu em seu pensamento foi a Terra Média. Os sucessos de O Senhor dos Anéis e O Hobbit provoca esta sequência mental. Entretanto, se você leu o livro Roverandom, que Tolkien escreveu em 1925 para seu filho Michael que acabara de perder o seu brinquedo favorito, um cãozinho, provavelmente você saiba que existe Tolkien fora da Terra Média, embora seja quase impossível não imaginá-la como cenário para o irritante cão Rover, transformado em um brinquedo de porcelana pelo mago Artaxerxes, e que viverá uma aventura em busca do mago para voltar a ser um cachorro. Em sua empreitada Rover vai até a lua, auxiliado por Mew, uma gaivota e lá encontra o maior de todos os magos.
http://www.dana-mad.ru/gal/image.php?img=721
Roverandom por Alan Lee

Vale destacar que Roverandom foi publicado apenas em 1998, como uma obra póstuma, apesar de Tolkien ter enviado para publicação sessenta e dois anos antes. Isto me faz pensar, particularmente, em quantas obras estão guardadas nas gavetas dos escritores e editores, correndo o risco de desaparecerem. E falo de escritores consagrados. Se aconteceu com Tolkien, quem dirá com outros escritores.


Se lhe interessa conhecer outras faces de um escritor como Tolkien leia Roverandom, garanto, você não irá se arrepender.
Abraços e até o próximo post...

Marcio. R. Gotland 
Curtam minhas páginas no Facebook: MRGotlandArts e Ilustradores e Escritores
Sigam-me no Twitter: @MRGotlandArt
E façam uma visitinha ao meu Deviantart: mrgotland
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Fernanda Fusco disse...

Nem passava pela minha cabeça que Tolkien escreveu algum livro fora do cenário da Terra Média! Gostei da temática e vou procurar para ler!

Marcio R. Gotland disse...

Obrigado pela visite e pelo comentário Fernanda Fusco. É bom descobrirmos mais sobre as pessoas, sempre tem algo desconhecido. Como te falei antes, retomei o blog, o que achou?

Postar um comentário