05/12/2009

Palestra na Universidade Braz Cubas


Estarei realizando uma palestra na Universidade Braz Cubas...



As histórias em quadrinhos surgiram em decorrência do desenvolvimento das técnicas de reprodução e dos suportes que, paulatinamente, uniam as imagens aos textos, como as charges litográficas de Honoré Daumier no século XIX e tiveram como o seu grande momento o século XX.
Sendo um potencial meio para divulgação de ideologias, os quadrinhos passaram a sofrer acirrada perseguição por parte dos dominantes. O controle passou a ser o instrumento do poder contra esta mídia, subversiva desde seu nascimento.
Apesar das histórias em quadrinhos ocuparem a pior das posições entre as mídias, acusadas de “emburrecer”, “alienar” e transformar mocinhos em bandidos, desta “maldita fonte” muitos têm bebido. Os quadrinhos têm servido de referência na produção da arte contemporânea e têm estabelecido um diálogo intermídiático intenso. Nas universidades teses e dissertações sobre os quadrinhos têm sido defendidas e nas escolas, professores estão descobrindo agora que novas possibilidades pedagógicas podem ser construídas a partir desta mídia.
As produções de alguns destes artistas serão analisadas, do Pop Art de Lichtenstein ao New Pop de Murakami, além das experiências de artistas brasileiros da arte contemporânea como Carlos Vergara e Antonio Dias. Serão abordados também as experiências da Sutil Companhia de Teatro e do cinema norte-americano, todos tendo as histórias em quadrinhos como uma fonte de pesquisa.

2006© Marcio R. Gotland
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário