05/12/2009

Reinvenção


Não foi uma proposta de releituras das obras de artistas contemporâneos brasileiros das décadas de 60 e 70, a proposta da exposição, orientada pelo professor Júlio Strelec, ocorrida em Novembro de 2006 na Universidade Braz Cubas em decorrência da VI Semana de Artes foi de Reinvenção. Reinvenção na medida que se articula os pensamentos do artista com o próprio pensamento, aceitando a impossibilidade do impessoal e propositalmente mergulhando estas informações num lago de questionamentos que se mantém sempre em processo de reflexão.
Na variedade de abordagens o artista ora se dilui, ora se projeta na obra. Na produção do grupo do Thiago e Aline Balibardin as bandeiras rígidas e definidas, marca inconfundível de Alfredo Volpi, perdem sua formalidade e passam a se projetarem tridimensionais. Através da translucidez das bandeiras o olhar é levado a assinatura de Volpi: Seja qual for as questões provocadas pela obra, ela sempre trará reflexões sobre seu autor.



Na obra Oiticica³, produção dos artistas Márcio Rogério, Catia Shimohara, Luana Cipriano, Milene Araújo e Renata Franco a antropofagia proposta pelo artista a partir da cultura popular foi o foco da pesquisa. O olhar é levado, por entre os cubos regulares e concretos, a descobrir a liberdade expressiva e informal das festas populares.
Na exposição foram expostas instalações e objetos a partir da pesquisa sobre diversos artistas, dentre eles Iberê Camargo, Tomie Ohtake, Manabu Mabe, Nelson Leirner, Wesley Duke Lee, Lígia Clark e outros.

2006© Marcio R. Gotland
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário