01/11/2013

Portfólio: Woman Tchulhu - Como a ilustração foi produzida


Bom dia tripulantes! Tudo bem?

Já se inscreveram em minha página do Facebook? Peço gentilmente que se inscrevam: MRGotlandArts

Confiram mais um post que revela detalhes e características do processo de criação das minhas ilustrações. E considero adequado publicar o raio-X da produção desta imagem hoje, no primeiro dia de novembro, pois, ontem, em virtude do halloween, foi lançado na Amazon o conto A Noiva do Homem Peixe de autoria do escritor Tiago Cabral e a ilustração Woman Tchulhu, destrinchada aqui, ilustra a capa do livro.

A ilustração Woman Tchulhu é baseada na literatura de H. P. Lovecraft, escritor inglês, que viveu entre 1890 e 1937. Como o titulo deixa claro a criatura mote para a ilustração é o Tchulhu, uma quimera com corpo de homem, cabeça de polvo e asas como as de morcegos. Apesar de baseada em um monstro horripilante eu não tive a intenção de criar uma imagem sinistra, pretendi fazer algo leve e atraente a primeira vista, sutilmente surrealista, que chamasse a atenção de quem não conhece Lovecraft e ao mesmo tempo compreensível para quem conhece a obra do escritor.

 
Bom, o resultado foi esse: Uma mulher sensual e moderna, carregando um livro, com um olhar assustador e um sorriso enigmático. O polvo atrás dela, emoldura sua cabeça, seus tentáculos dão o tom medonho, aliás, a imagem de um polvo causa aflição para muita gente. Os peixes beta, ao fundo e ladeando a mulher sugerem as asas, além de dialogarem com os homens peixe, parte do universo de Lovecraft.

Vou começar pelo fundo, minimalista, apesar do polvo e dos peixes, um roxo chapado que amplia o gelo de uma paleta de cores frias, algo adequado a uma ilustração que está no limiar do horror, sem estar definitivamente lá. Observem como utilizei a cor do fundo nas sombras das figuras, inclusive da mulher, à frente.


Confiram abaixo etapas da produção da ilustração, desde ao esboço do corpo, algo que faço sempre e considero correto, pois, permite melhor compreensão da anatomia e auxilia muito nas curvas que aparecem através das dobras dos tecidos, além de facilitar a construção dos volumes na etapa de colorização.


Abaixo detalhes da ilustração como rosto, no qual me dediquei aos olhos e lábios, com o objetivo de atrair a atenção do observador para a face da mulher. Naturalmente, o ponto focal dessa ilustração é o rosto, então trabalhei mais no primeiro lugar para onde os olhos do observador se direciona.


Fico por aqui, espero que gostem do post, e não deixem de ler o conto do Tiago Cabral, A Noiva do Peixe Homem, que possui a ilustração deste post como arte de capa. O conto está disponível na Amazon.

Além deste blog, tenho uma galeria digital, façam uma visitinha: Marcio R. Gotland


Aos amigos que têm acompanhado e visitado o blog, peço que sigam, curtam e indique para os amigos.
Obrigado e até o próximo post!



Marcio. R. Gotland 
Curtam minhas páginas no Facebook: MRGotlandArts e Ilustradores e Escritores
Sigam-me no Twitter: @MRGotlandArt
E façam uma visitinha ao meu Deviantart: mrgotland

 

Você poderá gostar também:

Comentários
4 Comentários

4 comentários:

Falcon Sensei disse...

Gostei do resultado final, e de ver o processo de criação. Parabéns!

Unknown disse...

Oi Marcio,Parabéns pelo blog! Sempre achei fascinante esse mundo da ilustração,vou ficar por aqui e conhecer mais sobre seu belo trabalho.

Abraços
Estrela,Flores...Melancia

Milton Kennedy disse...

Marcio, seu traço é muito maneiro. Parabéns! Tiro o chapéu.
Grato por passar lá no blog.
Cordial abraço

Marcio R. Gotland disse...

Obrigado pelos comentários Thiago Margarida, Kaka Stelê e Milton Kennedy, acompanharei o trabalho de vocês! ^^

Postar um comentário