26/02/2014

Portifólio: Autorretrato


Bom dia tripulantes! Tudo bem?

Autorretrato 2014 por Marcio R. Gotland

Falarei hoje de autorretratos (grafia segundo as novas regras da língua portuguesa), que nada mais é do que o retrato que o artista faz de si mesmo. Não é segredo que os retratistas impregnam os retratos de impressões pessoais, às vezes, sobre a pessoa retratada. Fato é que a imagem que a pessoa faz de si mesma não é a mesma que é apresentada aos outros, por isso dizem que é mais fácil conhecer as outras pessoas do que conhecer a si mesmo.

Leonardo da Vinci

A prática do autorretrato acontece há muito tempo na história da humanidade, o escultor grego Fídias teria deixado sua imagem no Partenon, em Atenas na antiguidade clássica, e ainda há exemplos de autorretratos no Egito antigo, entretanto, a prática ganhou força a partir do Renascimento.

Rembrandt

Rembrandt, Van Gogh, Delacroix, Lasar Segal, Leonardo da Vinci, Pedro Américo, Dürer e muitos outros nomes da história da arte deixaram sua autoimagem registrada em seus suportes. Porém, há uma artista que criou um roteiro emocional de sua vida, a pintora mexicana Frida Kahlo apresenta fatos e faces de seu espírito através de autorretratos cheios de sentimentos. Essa artista escolheu sua própria vida como matéria prima de sua arte.

 Will Eisner

Portanto, quando a fagulha da criação estiver se apagando, que tal olhar para si mesmo. Seja no espelho de sua casa ou dentro de seu coração, é certo que você encontrará matéria abundante para produzir arte. Independente da técnica ou do nível de conhecimento, fazer um autorretrato pode ser um passo importante na busca pelo autoconhecimento.

 Robert Crumb

Eu me aventurei no mundo do autorretrato e posso garantir que além de interessante, é divertido. No final, você enxerga em sua pintura coisas que o espelho não mostra.

Autorretrato 2013 por Marcio R. Gotland



Marcio. R. Gotland 
Curtam minhas páginas no Facebook: MRGotlandArts e Ilustradores e Escritores
Sigam-me no Twitter: @MRGotlandArt
E façam uma visitinha ao meu Deviantart: mrgotland
 

Você poderá gostar também:

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário