13/11/2013

Fernando Gonsales garante: Os ratos também choram


Bom dia tripulantes! Tudo bem?


Em semana de FIQ, nada mais apropriado que falar de quadrinhos, e trago para vocês um dos maiores cartunistas do Brasil, com um traço solto, leve e com um humor sutil, o artista em questão garante que os ratos também choram, e sobre o universo animal, fala com propriedade, afinal,  é veterinário e biólogo pela USP.

Dando sequência a série de artigos sobre HQs, falarei um pouco sobre o trabalho do cartunista Fernando Gonsales, paulistano. Seus personagens são retirados do mundo animal, mamíferos, insetos, peixes, répteis e aves, nenhum deles escapam ao humor do Fernando. Seu principal personagem é o rato Níquel Náusea, acredito que a referência a outro rato, o Mickey Mouse, é facilmente percebida.


Conheci o Fernando Gonsales no 2º HQF, encontro de quadrinistas e cartunistas, ocorrido em 1999 na cidade paulista de Ferraz de Vasconcelos. Na época eu trabalhava como cartunista no jornal O Munícipe. Na ocasião, o artista falou sobre sua carreira e de seu trabalho como cartunista. Também falou sobre seu livro recém publicado, na época, pela editora Bookmakers, Níquel Náusea: Os Ratos Também Choram.

O livro, composto por tiras, o folhetim da vida animal, traz curiosidades sobre seus personagens publicados em jornais de grande circulação na época. Apesar da obra estar recheada de animais, a principal vitima do humor do cartunista é o homem, com seus relacionamentos complicados e sua maneira, muitas vezes contraditória, de viver. O rato Níquel, a barata viciada em inseticidas Fliti e o Sábio do Buraco, o ancião dos roedores têm seu espaço garantido no livro.


As tiras, foram magistralmente coloridas por Marília di Lascio, e a qualidade do livro é notável, com 65 páginas, o livro Níquel Náusea: Os Ratos Também Choram contém aproximadamente 250 tiras de quadrinhos. Diversão garantida através de uma modalidade de quadrinhos das mais difíceis de produzir, pois, por ser simples e com poucos quadros, exige grande capacidade de síntese do artista.

Não posso deixar de mostrar os desenhos que ganhei de Fernando Gonsales no evento. Um deles no livro, o outro, em um sulfite tamanho A4, que guardei com carinho em uma pasta reservada para desenho que ganhei durante esse anos, e acreditem, tem muita coisa lá.



Por fim, se Fernando Gonsales garante que os ratos também choram, que zebras com listas pretas podem se casar com zebras com listas brancas e que o boi se casará com Adélia, mesmo ela sendo uma vaca, quem é louco para discordar?


Aos amigos que têm acompanhado e visitado o blog, peço que sigam, curtam e indique para os amigos.
Obrigado e até o próximo post!


Marcio. R. Gotland 
Curtam minhas páginas no Facebook: MRGotlandArts e Ilustradores e Escritores
Sigam-me no Twitter: @MRGotlandArt
E façam uma visitinha ao meu Deviantart: mrgotland

Você poderá gostar também:

Direitos Autorais: Vamos conversar sobre o assunto?



Comentários
6 Comentários

6 comentários:

Falcon Sensei disse...

Muito bom o post. Gostei bastante do material, e fiquei feliz pelas zebras =D

Anônimo disse...

Marcio, gostei da postagem e certamente essa é uma HQ que gostaria de ter... vou colocar na minha lista de "desejados", hehehe! Curti as explicações sobre o cartunista... aliás, tu escreve tri bem.
Ah, assim como o Thiago, fiquei feliz pelas zebras...hahahahaha!

Marcio R. Gotland disse...

Thiago e Fernanda, fico feliz que tenham gostado! Vale a pena ter essa HQ.
Abraço...

eder ribeiro disse...

Em pais de gatunos, os ratos sempre chorarão. Abçs.

Unknown disse...

Oi Marcio..muito legal conhecer sobre o trabalho de Fernando Gonsales! o desenho do sulfite é lindo, e olha também não discordo dele não..os ratos também choram!

Abraços

Marcio R. Gotland disse...

Muito obrigado pela visita e o comentário Kaka Stelê! XD

Postar um comentário