16/04/2014

Portifólio: Lyanna Stark and Rhaegar Targaryen - Como a ilustração foi produzida



"Sonhou um sonho antigo, sobre três cavaleiros de manto branco, uma torre há muito caída e Lyanna em sua cama de sangue."

Bom dia tripulantes, tudo bem? Acompanhem comigo um pouco do processo de produção da ilustração Lyanna Stark and Rhaegar Targaryen. (CONTÉM SPOILERS)



Antes de iniciar o post não posso deixar de parabenizar a todos pelo dia do desenhista, que foi ontem, mas, vale seguir com a comemoração. O trecho acima é do primeiro livro da saga de George R. R. Martin, que, juntamente com outras citações vem gerando especulações em torno do real passado da irmã de Ned Stark, Lyanna e do príncipe Targaryen, Rhaegar. Logo, vale lembrar que a ilustração em questão não está baseada em fatos claros da saga As Crônicas de Gelo e Fogo, mas, em uma teoria, construída por leitores, que coloca John Snow como filho de Lyanna e Rhaegar. Porém, o objetivo desse post não é provocar um debate sobre o suposto romance, e sim, apresentar um pouco do processo de produção da ilustração.

Pessoalmente, prefiro construir o cenário completo, depois de esboçar a ilustração com prévia da figura e fundo. A presença da figura no esboço é necessária para que a composição, a perspectiva e a coerência espacial seja pensada antes, porém, uma vez que a ilustração está esboçada, opto, em algumas ilustrações, por trabalhar a pintura do cenário primeiro, o que me permite entender melhor a atmosfera que envolverá os personagens e evita erros de continuidade.

A ar tropical do fundo tem relação com o sol de Dorne, local onde a Torre da Alegria está localizada, porém, propositalmente, trabalhei o céu com cores que contrastam com a terra para intensificar o limite entre eles no horizonte. As pinceladas rígidas e rápidas do cenário foram deixadas, justamente para que o processo ficasse aparente, com o propósito de destacar a diferença entre a pintura digital construída por pinceladas, e portanto, parecida com a pintura tradicional, da modelagem 3d, que tem como características texturas perfeitas e uniformes e é produzida por meio de um processo diferente. Isso me lembra a escultora Camille Claudel, que fora aluna do estupendo Rodin. A artista francesa, esculpia magistralmente partes da obra e a mesclava com partes intocadas da pedra, deixando aparente o processo de construção, uma necessidade de seu tempo, quando a arte precisava se distanciar da reprodução industrial.
Em frente a Torre da Alegria, estão os cavaleiros Arthur Dayne, Oswell Whent e Gerold Hightower em suas montarias. O lago dá o ar romantico à cena.

Acima vocês podem conferir um pouco do processo de pintura das figuras sobre o cenário, como vocês já puderam ver em outros processos que postei aqui, começo esboçando as pessoas nuas, para depois vestí-las, o que permite melhor compreensão das sobras do tecido e de como irei trabalhar o chiaroscuro posteriormente. Daí para a versão final, corrigi alguns problemas de simetria na armadura e modifiquei alguns detalhes.




Algumas características dos personagens citadas nos livros não poderiam faltar, como a luxuosa armadura do Rhaegar, com o dragão de três cabeças em destaque e os rubis; as flores azuis, tão amadas por Lyanna; os já citados cavaleiros da Guarda Real e o belo cabelo castanho da misteriosa irmã do Ned Stark. Vocês podem conferir esta ilustração em melhor resolução no meu Deviantart.

Aproveito a ocasião para falar um pouco sobre um dos meus próximos trabalhos e que tem como tema a saga As Crônicas de Gelo e Fogo. Bran Stark é o personagem desta vez, e você spoderão ver um pouquinho do processo em um pequeno vídeo que postei no Livestream.



Marcio. R. Gotland
Curtam minhas páginas no Facebook: Marcio R. Gotland
Sigam-me no Twitter: @MRGotlandArt
E façam uma visitinha ao meu Deviantart: mrgotland


Você poderá gostar também:



Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário